Prefeitura adota estratégias para ampliar cobertura vacinal de crianças e adolescentes de Itabuna
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem adotado estratégias para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes no município. Uma das ações que gerou bons resultados foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.
“A cada dia avançamos traçando estratégias para que a população busque se vacinar. Afinal, é crucial a proteção individual, pois refletirá na saúde coletiva”, destacou a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
“Ao estabelecer essa parceria para que no ato da matrícula fosse cobrado o cartão de vacina atualizado, gerou um saldo muito positivo nos índices, principalmente no perfil de crianças maiores de 5 anos e de adolescentes. Registramos uma melhora no cumprimento das vacinas que são obrigatórias para idades específicas”, explicou a coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito.
Outras novidades que são consideradas pela coordenadora da Rede Frio como muito positivas foram a ampliação da oferta da vacina Rotavírus e a inclusão da vacina contra a Gripe no calendário de rotina. “Hoje, a primeira dose da Rotavírus pode ser aplicada em crianças menores de 1 ano, enquanto a segunda dose nas crianças menores de 2 anos”, explicou.
“A vacina contra a gripe será considerada de rotina, sendo assim, não estará presente nas campanhas. Só ficarão nessa estratégia de campanha alguns grupos específicos”, completou.
Camila Brito encerra informando que esse ano será lançada uma nova campanha contra o HPV. “Faremos uma busca ativa nos adolescentes e jovens abaixo de 20 anos, na perspectiva de melhorar a cobertura vacinal em todo o país”, concluiu.