Ex-presidente da Federação Espanhola é condenado a pagar multa por beijar atleta
Caso aconteceu durante a Copa do Mundo Feminina de 2023
O Tribunal Nacional da Espanha condenou Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola, por agressão sexual após ele beijar Jenni Hermoso durante a final da Copa do Mundo de 2023. Embora não tenha recebido pena de prisão, Rubiales deverá pagar uma multa diária de 20 euros por 18 meses e manter uma distância mínima de 200 metros da jogadora.
Após duas semanas de julgamento, ele foi absolvido da acusação de coação, assim como Jorge Vilda, Albert Luque e Rubén Rivera. A decisão focou exclusivamente no beijo, considerado um ato de agressão sexual.

Em seu depoimento de mais de duas horas, Jenni Hermoso declarou que um dos momentos mais felizes de sua vida foi manchado pelo episódio e reforçou que Rubiales nunca pediu permissão para o beijo. Ela também relatou ter sido pressionada a gravar um vídeo justificando a situação, enquanto seu irmão afirmou que aliados do ex-presidente tentaram coagi-la. Rubiales, por outro lado, negou qualquer intimidação e disse não ter presenciado a jogadora chorando.