Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Secretaria de Saúde amplia o acesso de pacientes de Itabuna ao tratamento do glaucoma

0 51

Secretaria Municipal de Saúde mudou a marcação e liberação de consultas e procedimentos para o diagnóstico e tratamento do glaucoma em Itabuna . Na quarta-feira passada, dia 2, os diretores dos departamentos de Planejamento e Regulação da Secretaria se reuniram com os representantes dos prestadores de serviço dos hospitais conveniados Beira Rio e Day Horc.

Foram definidas alterações para aumentar o acesso de pacientes ao tratamento do glaucoma, uma vez que o modelo de marcação adotado na gestão passada pela Central de Regulação restringia o número de pacientes ao tratamento.

“As Unidades Básicas e de Saúde da Família receberão as novas recomendações que serão repassadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para que os pacientes tenham ingresso mais fácil ao diagnóstico e tratamento da doença”, informou a diretora da Central de Regulação, Annarony Almeida.

Uma vez diagnosticado com glaucoma, o paciente ficará vinculado durante todo tratamento a um dos dois hospitais credenciados no município, com acompanhamento contínuo de exames, partindo do entendimento de que o glaucoma não tem cura e precisa desta atenção continuada.

FORNECIMENTO DE COLÍRIOS

No encontro, os representantes dos hospitais Day HORC e Beira Rio informaram à Secretaria Municipal de Saúde que não houve descontinuidade de fornecimento de colírios, mas a substituição de algumas marcas específicas que não há distribuição nacional, por falta de insumos e matéria-prima, como é o caso do Drusolol, como afirma os fabricantes.

Entretanto, o fornecimento aos pacientes já matriculados não foi interrompido, visto que houve a substituição imediata por demais marcas, a exemplo do colírio Azorga.

“Para ter acesso ao tratamento, incluindo o recebimento dos colírios, é necessário que o paciente já esteja em acompanhamento em uma das duas unidades credenciadas”, explicou a diretora do Departamento de Planejamento, Fernanda Ludgero.

Recentemente, chegou a informação à Secretaria de Saúde, através da imprensa, de que uma paciente estava sem ter acesso aos colírios.

Por isso, a Secretaria junto com os dois hospitais estão buscando o histórico desta paciente para compreender melhor o caso e dar resolutividade ao problema, evitando a pessoa fique sem o tratamento. “Não pouparemos esforços para resolver a situação” disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.