Internos do Conjunto Penal de Itabuna que participam de atividades educacionais e laborativas estão sendo acompanhados por um oftalmologista e, em breve, receberão óculos de grau. A iniciativa, conduzida pela empresa Socializa e autorizada pela Direção da unidade, visa garantir melhores condições para os reeducandos em seu processo de reintegração social.
O diretor do Conjunto Penal, Bernardo Cerqueira Dutra, destacou que a ação é fruto da constante observação das necessidades dos internos e do diálogo com escolas públicas que atuam na unidade, além de órgãos da Execução Penal. “Buscamos orientar nossa gestão ouvindo as forças vivas da Execução Penal, e isso explica os avanços que temos visto em diversas áreas, especialmente na ressocialização por meio da educação e do trabalho”, afirmou.
As consultas oftalmológicas foram reguladas e realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a responsável técnica pelo Posto de Saúde Penitenciário, enfermeira Jeniffer Soares, a iniciativa reforça a integração entre os órgãos públicos na garantia do direito à saúde da população carcerária. “Após a prescrição, a Socializa fará a aquisição dos óculos, garantindo a efetividade do trabalho desenvolvido pela Direção”, ressaltou.
A medida busca assegurar que os internos tenham condições adequadas para o aprendizado e o trabalho, fortalecendo os esforços de ressocialização e reinserção produtiva na sociedade.