O Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM Itabuna), referência no atendimento especializado à saúde da mulher no interior da Bahia, completou cinco meses de atividades e já apresenta novas ofertas de serviços. Com a recente aquisição de um equipamento para Densitometria Óssea, o CAM amplia seu atendimento e pode detectar a perda de massa óssea, algo fundamental para a saúde das mulheres da região.
Além da Densitometria Óssea, outros dois exames foram recentemente incluídos: Ultrassonografia da Mama e da Tireóide. Esses serviços se somam à lista de atendimentos já oferecidos pela unidade, consolidando a importância do CAM na saúde das mulheres.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a relevância desses novos serviços. “O CAM é um programa pioneiro da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) e está se tornando referência em todo o interior da Bahia. A inclusão da Densitometria Óssea, por exemplo, atende a uma demanda antiga da população, o que é um grande avanço”, afirmou.
A enfermeira Gabriela Carmo Brito, coordenadora do CAM, explicou que o centro foi projetado para atuar na prevenção e no tratamento, com ações educativas e diagnósticos rápidos. O acesso aos serviços é feito por meio de agendamento nas Unidades de Saúde da Família.
Nos primeiros cinco meses de funcionamento, o CAM já realizou mais de 2.500 atendimentos preventivos em oncologia, 1.400 atendimentos ginecológicos, e mais de 2.100 atendimentos para gestação de alto risco. Além disso, o centro prestou 330 atendimentos em serviços como Psicologia e Fisioterapia.
Os serviços oferecidos no CAM incluem, além de exames de Densitometria e Ultrassonografia, atendimentos em Ginecologia, Obstetrícia, Oncologia, Endocrinologia, Mastologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, e até serviços de apoio a mulheres vítimas de violência, através da Sala Violeta, que oferece acolhimento e encaminhamentos para programas de proteção.