Ilhéus recebe nesta quarta-feira (16) a visita do secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, junto com uma comitiva chinesa. Eles farão uma inspeção técnica nas obras do trecho 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e no canteiro do Porto Sul. A visita inclui uma reunião às 11h, na sede da Bahia Mineração (Bamin), no km 10 da rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001), no distrito de Aritaguá.
O objetivo é discutir a criação de um corredor bioceânico ligando o Porto Sul, na Bahia, ao porto de Chancay, no Peru, unindo os oceanos Atlântico e Pacífico. A ideia é fortalecer o comércio entre a China e a América do Sul, com o Brasil como rota estratégica.
A visita acontece em um momento de contraste: por um lado, há sinalizações de avanço na infraestrutura; por outro, a paralisação de obras levanta dúvidas sobre o andamento do projeto, que é essencial para integrar o interior da Bahia ao mercado internacional.
A Fiol tem 537 km de extensão e liga Caetité a Ilhéus. A ferrovia é importante para o escoamento de cargas, principalmente por sua conexão com o Porto Sul. No entanto, as obras estão paradas em alguns trechos, como no 1F, em Uruçuca, que foi recentemente desmobilizado.
Apesar disso, o Ministério dos Transportes autorizou nesta segunda-feira (14) novos trabalhos no trecho entre Ilhéus e Caetité. A empresa Bahia Ferrovias poderá fazer obras como pavimentação, construção de pontes, pátios de cruzamento, desvios e passagens para gado e veículos. A autorização vale para seis municípios: Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.
Bahia Ferrovias e Bamin são controladas pelo mesmo grupo, o Eurasian Resources Group (ERG), que também opera a Mina Pedra de Ferro, em Caetité.