Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Prefeitura promove mutirões de combate a dengue nesta sexta-feira

0 47

A coordenação do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde promove nesta  sexta-feira, dia 13, a partir das 8 horas, mutirões nos bairros Bananeira, Mangabinha, Zildolândia, Fonseca e Pedro Jerônimo contra o mosquito Aedes aegypti, em Itabuna. A ação contou com a participação dos 172 Agentes de Combate às Endemias (ACE), distribuídos nessas localidades.

Pelo cronograma de ações para reforçar o combate à dengue, chikungunya e zica vírus em toda cidade, os ACE farão visitas domiciliares para orientar os moradores sobre como eliminar possíveis criadouros de larvas com a limpeza constante de quintais, remoção de vasilhames sem sem e fechando bem as caixas d’ água e reservatórios.

O trabalho inclui ainda o bloqueio focal com inseticida em casas onde haja suspeita de casos da dengue em um raio de até 300 metros. A chefe do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, disse que as comunidades onde serão feitas as visitas podem contribuir com o trabalho dos profissionais para a redução do número de casos das arboviroses no município.

Os mutirões serão executados todas as sextas-feiras, de acordo com o cronograma que por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura  serão divulgados, semanalmente, principalmente porque no verão, com chuva e sol, é muito propício para a proliferação do Aedes aegypti.  

A chefe do Programa de Endemias aproveitou para alertar que dengue e chikungunya têm sintomas e sinais parecidos. Enquanto a dengue se destaca pelas dores no corpo, a chikungunya por dores e inchaço nas articulações. Já o zika vírus se manifesta por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

“As pessoas que apresentarem sintomas devem procurar as unidades de saúde de seu bairro. Por meio das notificações, no pós-consulta, o Departamento de Vigilância à Saúde vai saber onde existe maior incidência de casos das arboviroses confirmadas, além de possíveis criadouros, sendo possível a borrifação focal de inseticida.

A coordenadora Lucimar Ribeiro diz ainda que o município já começa a finalizar as visitas aos imóveis fechados ou abandonados. São muitas residências nestas condições. Por isso, ela faz um apelo aos donos de imóveis nestas condições para que facilitem a visita de Agentes de Combate às Endemias  a fim de combater focos  do mosquito e descartem vasilhame e recipientes que possam acumular água da chuva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.