Uma adutora se rompeu no bairro São Roque em Itabuna, na segunda-feira (12). A água invadiu casas e causou prejuízos aos moradores. Quatro imóveis que estão localizados em um nível abaixo da rua José Alves foram atingidos. De acordo com os moradores, o rompimento aconteceu em torno de 1h da manhã.
A água chegou a atingir cerca de um metro de altura. A pressão forte da água chegou a tirar do lugar um degrau de cimento de uma das casas. A força da água atingiu outro imóvel, que estava vazio e passou por reforma recentemente. Uma cratera se abriu no interior da casa.
Um imóvel que funcionava como laboratório protético também sofreu com o rompimento da adutora. Praticamente todo o equipamento e materiais utilizados para a fabricação das próteses foram atingidos pela água.
A proprietária de outro imóvel atingido não estava no local no momento do ocorrido. Ela relatou que foi avisada por uma vizinha e quando chegou ao local, a maioria dos móveis estava debaixo d’água. Ela conseguiu retirar da casa algumas roupas, o sofá e materiais de trabalho.
De acordo com os moradores, um técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), foi ao local durante a madrugada e fechou o sistema de manobras da rede de distribuição. O volume foi reduzido, mas a água caiu até parte da manhã.
Em nota, a Emasa informou que realizou imediatamente o fechamento de manobras que atende a região, para estancar o vazamento e evitar mais danos às residências. A empresa também informou que a rede será recuperada e fará uma avaliação nos imóveis atingidos para verificar os prejuízos.
A Emasa ainda disse que vai arcar com a perda, além de fazer o conserto da rede para não comprometer o abastecimento. A empresa também afirmou que vai deslocar o serviço de assistência social da empresa para acompanhar as famílias que tiveram as casas invadidas pelas águas da adutora que rompeu.
Fonte:g1
Deixe um comentário