Não é incomum a presença de animais abandonados nas vias públicas da cidade de Itabuna, e nas BR-415 e BR-101 que cortam a cidade. Os registros feitos por motoristas de animais soltos na pista são frequentes. Muitas das vezes, para não atropelar animais soltos na pista, os motoristas são obrigados a desviar ou a frear bruscamente, o que pode resultar em acidente grave.
Há três semanas duas carretas pegaram fogo após um acidente na BR-415, na região do bairro Ferradas. O acidente aconteceu na noite de segunda-feira, dia 5, e deixou duas pessoas mortas. Uma das vítimas tentou desviar de um cavalo que atravessava a pista e acabou colidindo de frente com o outro veículo, os dois caminhoneiros morreram carbonizados no local.
De acordo com dados da PRF, no ano de 2021, aproximadamente 1.250 animais foram retirados de circulação nas rodovias federais que cortam o estado da Bahia, este ano, o número já chega a 131. Vale reforçar que os proprietários dos animais podem ser enquadrados no artigo 132 do Código Penal, que trata sobre expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.
A PRF alerta que, na hipótese do condutor deparar-se com um animal, principalmente de grande porte, durante sua viagem, é recomendado diminuir a velocidade do veículo, evitar o uso de buzina e faróis altos, uma vez que essas medidas podem assustar o animal e provocar reações de ataque, e gerar acidentes. Além disso, o condutor poderá informar a PRF através do número 191 que tomará as medidas de segurança cabíveis.
Deixe um comentário