O racismo sofrido, neste domingo (21), pelo atleta Vini Jr., na partida entre Valência x Real Madrid, foi o décimo episódio contra o jogador brasileira. E a situação só se agravou com o passar dos anos, ocorrendo um caso em 2021, três em 2022 e seis neste ano. Como se manifestou o atleta, em suas redes sociais, “são episódios contínuos e espalhados por várias cidades da Espanha”.
Barcelona (24/10/2021)
Torcedores chamaram de macaco o jogador e a La Liga chegou a apresentar uma denúncia à Fiscalía de Odio de Barcelona. Mas o caso foi arquivado.
Mallorca (14/03/2022)
Torcedores imitaram um macaco desde a chegada do atleta à cidade. Mais uma vez uma denúncia foi apresentada, mas, pelo mesmo motivo, essa foi arquivada: “não parecem inicialmente abarcar, a dimensão penal pública que se postula”.
Madrid (19/09/2022)
Na semana em que o atleta foi insultado em um programa de TV, a torcida do Atlético de Madrid entoava: “Você é um macaco, Vinicius você é um macaco”. A La Liga apresentou denúncia, mas o caso foi arquivado por “não representar uma ofensa à dignidade humana”.
Valladolid (30/12/2022)
Em meio diversos xingamentos, torcedores gritavam “negro cabrón” e imitavam macaco enquanto o jogador se aproximava da torcida. Um processo penal foi instaurado após identificação dos responsáveis.
Madrid (26/01/2023)
Um boneco representando o atleta foi pendurado próximo ao centro de treinamento do Real, atrás tinha a frase “Madrid odeia o Real”. Esse caso chegou até ser levado ao Tribunal de Instrução nº 28, mas ainda não foram encontrados os responsáveis.
Mallorca (05/02/2023)
Um torcedor gritou: “Vinicius, macaco. Você é um p*** macaco”. O autor foi identificado e proibido de entrar no estádio, além de condenado a pagar multa.
Osasuna (18\02\2023)
Após ouvir insultos da arquibancada, o episódio foi denunciado ao Tribunal de Instrução de Pamplona, o racista não foi identificado.
Bétis (05/03/2023)
Após ser chamado de macaco, uma denúncia foi apresentada ao Tribunal e os nomes dos jogadores chegaram a ser identificados
Barcelona (23/03/23)
Em coro, torcedores gritavam “morra Vinícius” e o caso ainda não teve desdobramentos.
Valencia (21/05/23)
Durante toda a partida o atleta foi hostilizado pela torcida, aos 24 minutos do segundo tempo, a partida chegou a ser paralisada para que as ofensas fossem interrompidas. Próximo ao encerramento da partida, o Vini Jr. ainda chegou a ser expulso.
Fonte:Metro1
Deixe um comentário