Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão; denúncia está quase finalizada

Denúncia está quase pronta, com base em três artigos de diferentes legislações

0 105

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, está prestes a apresentar uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Fontes indicam que o processo está praticamente concluído e pode ser oficializado antes do Carnaval. Caso receba a pena máxima, Bolsonaro poderá enfrentar até 28 anos de prisão.

A acusação inicial foca na suposta liderança do ex-presidente em um grupo criminoso que tentou executar um golpe de Estado. Outras investigações, como o desvio de joias e fraudes em cartões de vacinação, devem ser tratadas separadamente, segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

A Polícia Federal indiciou Bolsonaro com base em três artigos legais. O primeiro, da Lei 12.850, prevê até oito anos de prisão para quem organizar ou participar de uma organização criminosa. Além disso, ele é acusado pelo artigo 359-L, que pune em até oito anos aqueles que tentam, por meio de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito. O terceiro enquadramento ocorre no artigo 359-M do Código Penal, que estabelece penas de quatro a 12 anos para quem tentar depor um governo legitimamente constituído por meio de violência ou ameaça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.