Na manhã de quarta-feira(8), a BR-101 foi completamente interditada, causando um enorme congestionamento desde a ponte do bairro Nova Itabuna até o acesso ao Hospital de Base, em Itabuna. Os manifestantes são vítimas das enchentes de 2021, e reivindicavam o pagamento do auxílio aluguel, que de acordo com o grupo está pendente desde o dia cinco deste mês.
Desde 2021, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, paga R$ 275 mil mensais de aluguel social para beneficiar 550 famílias que depende dessa ajuda. Cada uma recebe R$ 500 para custear a despesa com a locação do imóvel.
Além do auxílio aluguel os manifestantes também cobraram a entrega de 696 unidades habitacionais que serão doadas às famílias já cadastradas na Rua da Bananeira, Nova Itabuna e Rua de Palha. Elas serão realocadas nos projetos Viver Melhor I e II, no Sinval Palmeira e Jorge Amado, respectivamente. “A verba veio para construir as casas, mas até agora nada foi feito. Queremos nosso auxílio-aluguel, pois estamos sem condições de pagar o aluguel das casas onde vivemos”, afirmou um manifestante.
Desde a publicação desta matéria a prefeitura de Itabuna ainda não se manifestou sobre o caso.