A Câmara Municipal de Itabuna vai reabrir as portas da Escola do Legislativo, um espaço voltado para formação política e capacitação técnica, não só para vereadores e servidores, mas também para qualquer pessoa interessada em entender melhor como funciona a política e o papel do Legislativo.
A retomada do projeto, que estava parado há um tempo, foi anunciada pelas redes sociais e é uma das iniciativas da atual mesa diretora da Câmara, presidida pelo vereador Manoel Porfírio (PT). A ideia é usar a escola para promover cursos, debates, oficinas e outras atividades que incentivem a participação popular e o controle social — tudo com foco na construção de uma cidade mais consciente e democrática.
A reativação também foi comemorada pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), que dá suporte a esse tipo de iniciativa em todo o país. O presidente da entidade, Roberto Lamari, gravou um vídeo em que parabeniza a Câmara de Itabuna:
“É bom saber que vocês estão reativando a escola e voltando a fazer parte da ABEL. Desejo muito sucesso e podem contar conosco no que precisarem, desde apoio com cursos até orientações para manter a escola ativa”, afirmou.
Para o presidente da Câmara, Manoel Porfírio, o retorno da escola representa mais do que um projeto educativo. “É fruto do trabalho coletivo dos servidores da Casa e da vontade de fazer diferente. Nosso objetivo é levar conhecimento e fortalecer a participação popular na política”, disse.
A Aula Magna que marca o recomeço da Escola do Legislativo está marcada para o dia 29 de abril (terça-feira), às 9h30, no Plenário da Câmara. Quem vai comandar a abertura é Florian Madrugada, representante do Senado e da ABEL, com a palestra “O impacto das Escolas do Legislativo na sociedade”.