Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Campanha de Vacinação Antirrábica de Itabuna pretende imunizar 30 mil animais

0 35

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, espera imunizar pelo menos 30 mil animais, entre cães e gatos, a partir do dia 31 deste mês, durante a Campanha de Vacinação Antirrábica 2023. No primeiro dia, a vacinação será na sede provisória do Centro Controle de Zoonoses, na Avenida das Nações Unidas, no centro da cidade, na antiga base operacional do SAMU-182, em frente à Catedral de São José.

A partir do mês de agosto, a ação será executada nos bairros, na zona rural do município e por meio de busca ativa em ONGS e em casa de cuidadores que não tenham condições de levar seu pet ao local onde a imunização contra raiva esteja acontecendo. Os bairros onde as equipes vão atuar, inclusive nos fins de semana, serão divulgados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde nos canais oficiais (site e redes sociais) e através da mídia.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, disse que pretende atingir a meta de imunização será possível porque a Prefeitura de Itabuna conta com um expressivo número de profissionais, entre veterinários, enfermeiros e Agentes de Combate às Endemias dos departamentos de Vigilâncias Epidemiológica e de Endemias, aptos a realizar um bom trabalho. Segundo ela, o comprometimento e o profissionalismo resultaram no sucesso das campanhas anteriores até batendo as metas.

Na última campanha realizada, por exemplo, o município conseguiu atingir a meta estimada pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) ao imunizar mais de 25 mil animais. Maristella disse ainda que foi por esse motivo que a SESAB ampliou o número de pets a serem imunizados na Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano.

Ela garantiu que a meta será batida, em função da estratégia montada pela Secretaria Municipal de Saúde que usa de todos os meios possíveis, a exemplo da busca ativa. “Mas, continuamos a ter sucesso. Por isso, é preciso a participação da comunidade e, principalmente, dos criadores de cães e gatos. Aqueles que não são criadores, podem nos ajudar informando locais onde existem animais de rua, sem referência familiar”, declarou.

A diretora da Vigilância em Saúde reforçou a importância da imunização antirrábica ao explicar que a raiva é uma doença perigosa e fatal, transmitida por cães e gatos, mas pode ser evitada com medidas eficientes como a vacinação antirrábica. “A vacina é uma poderosa ferramenta no controle e na eliminação da doença e o mais importante é que as doses são disponibilizadas gratuitamente na rede municipal de saúde em Itabuna”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.