CBF lança canal de denúncias para combater manipulação no esporte
Nova ferramenta, disponível online e por telefone, visa reforçar a ética e o fair play nas competições esportivas no Brasil
Com o objetivo de estimular o compromisso com a ética dentro do esporte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou um canal exclusivo para denúncias de manipulações em competições esportivas. O lançamento institucional está previsto para janeiro de 2025.
O canal já pode ser acessado através do site oficial anunciado pela entidade (www.contatoseguro.com.br/pt/cbfcontramanipulacao). As denúncias também poderão ser realizadas por meio do número 0800 881 3736 e por aplicativo. A ferramenta é uma resposta a um ofício enviado pela CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas à CBF, que solicitava a criação de um mecanismo direto para este tipo de denúncia.
A CBF confirmou como irregular toda a “manipulação de competições esportivas refere-se a qualquer acordo, ato ou omissão intencional que vise alterar irregularmente o resultado ou o desenrolar de uma competição esportiva, eliminando, no todo ou em parte, a natureza imprevisível do evento, com o objetivo de obter vantagens indevidas”, disse a entidade.
O texto divulgado pela CBF ressalta também que “com essa iniciativa, a CBF fortalece ainda mais seu compromisso com a ética, a transparência e o fair play, garantindo competições mais justas, seguras e protegidas contra práticas irregulares”.