Um homem morreu na madrugada desta quarta-feira (9) após trocar tiros com a Polícia Militar no bairro Nova Ferradas, em Itabuna. O confronto ocorreu durante uma operação do 15° Batalhão, que resultou na apreensão de uma pistola 9mm com seletor de rajada, armamento de uso restrito, além de drogas, uma balança de precisão e dinheiro em espécie.
A ação faz parte da Operação CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), que vem sendo intensificada na região para combater o tráfico de drogas e reduzir os índices de homicídios. Com essa apreensão, o 15º BPM já contabiliza 31 armas retiradas de circulação em 2025
Segundo a Polícia Militar, a ação foi motivada por denúncias sobre homens armados e tráfico de drogas nas proximidades do Conjunto Penal de Itabuna. Ao chegar ao local, os policiais foram recebidos a tiros por um dos suspeitos, que tentou se esconder em uma residência. Houve confronto, e o homem, identificado como Badu, foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e levado para o o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu.
De acordo com a Polícia Militar, Badu era conhecido das autoridades, com passagens por homicídio e tráfico de drogas, atuando principalmente no bairro São Lourenço.
Esse é o sétimo homicídio registrado em Itabuna este ano. No mesmo período do ano passado, Itabuna já havia registrado 9 homicídios. Relembre os últimos casos.
Homicídios registrados em Itabuna em 2025:
- 24 de janeiro – O guarda municipal Jeferson Alves de Jesus, 63 anos, foi morto a tiros no bairro Góes Calmon;
- 23 de fevereiro – Breno Neris Santos, 30 anos, assassinado no condomínio Itabuna Park, bairro São Roque;
- 8 de março – O adolescente Jonathan Moreira, 16 anos, executado na Avenida Pedro Jorge;
- 11 de março – Outro adolescente, de 17 anos, foi morto na mesma avenida, no bairro Pedro Jerônimo;
- 21 de março – Um adolescente de 13 anos foi assassinado por outro, de 16 anos, no bairro Jorge Amado;
- 4 de abril – Vinícius, suspeito de envolvimento com o tráfico, morreu em confronto com a PM no bairro Odilon;
- 9 de abril – Badu, foragido com extensa ficha criminal, foi baleado e morto em confronto com a polícia no bairro Nova Ferradas.