Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Competição do Open Brasil de Mergulho Livre em Apneia em Itabuna vai acontecer dia 27

0 45

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Lazer, promove no dia 27 deste mês na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, a competição Open Brasil Aida de Apneia Indoor, ou seja, esporte de mergulho livre em piscina sem uso de equipamentos de respiração, onde o foco é o mergulho com o ar dos pulmões. O evento será realizado pela Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia (AIDA), coordenado por José Luiz Freire conhecido como Zezé. 

A competição terá 20 atletas de diversos estados e cidades, incluindo Itabuna e Ilhéus, que farão o treino de reconhecimento no dia 26, às 14 horas, enquanto a competição acontece no dia seguinte, das 7 às 15 horas.

Zezé, o organizador do evento, é ex-atleta de natação, pesca submarina e mergulho livre com vários títulos estaduais e nacionais e idealizador do M.S.A.S (Mix Sports Aquáticos e Subaquáticos). Para ele, a realização do evento na cidade é muito importante.

“Itabuna é considerado o maior celeiro de atletas em mergulho em Apneia do Brasil, tendo atualmente a campeã brasileira Verônica Fernandes, além da equipe campeã brasileira APNEIA Z. 

Além disso, acumula recordes baianos como o terceiro melhor atleta masculino Adriano Lessa”, disse.

Na competição haverá três modalidades de mergulho: Apneia estática, onde o mergulhador fica o maior tempo possível embaixo d’água e em uma única posição; Apneia Dinâmica sem nadadeiras, no qual os atletas percorrem a maior distância estando submersos; e a Apneia Sprint – 50m sub, natação com nadadeiras onde os mergulhadores percorrem de 50 a 100 metros submersos e com maior velocidade.

“Já realizei o evento Open Brasil uma vez em Itabuna e duas vezes Ilhéus, sempre com a presença de grandes nomes do esporte. Para essa etapa, está confirmado a participação do carioca Ricardo da Gama Bahia, que é um atleta pentacampeão brasileiro e também campeão pan-americano e ex-Guinness Book, com recorde mundial ficando incríveis 18 minutos em Apneia”, concluiu José Luiz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.