Confira as 10 empresas com mais reclamações no Procon-BA
O ranking do órgão apontou a Embasa como a empresa com mais reclamações pelo segundo ano consecutivo
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) registrou 32.201 reclamações contra empresas de produtos e serviços em 2024. Os serviços financeiros lideram as queixas, seguidos pelos serviços essenciais. O ranking do órgão, divulgado no último sábado (15), apontou a Embasa como a empresa com mais reclamações pelo segundo ano consecutivo.
Foram 5.630 reclamações sobre serviços financeiros((33%), 3.940 sobre serviços essenciais (23,21%) e 2.337 sobre telecomunicações (13,77%).
Embasa lidera reclamações
A Embasa recebeu 2.160 queixas, especialmente por problemas no abastecimento de água. Em resposta, a empresa afirmou que o ranking inclui queixas de 2023 e que, segundo seus dados, houve uma redução de quase 40% nas reclamações fundamentadas em 2024. A Embasa reforçou que analisa todas as demandas e destacou que suas 2.160 reclamações representam apenas 0,02% do total de ligações da companhia.
Outras empresas no ranking
- Neoenergia Coelba (1.753 reclamações) – Principais problemas: interrupções no fornecimento de energia.
- Claro (817 reclamações) – Queixas sobre portabilidade, cancelamento e cobrança indevida.
- Casas Bahia/Ponto Frio/Extra (563 reclamações) – Relatos de produtos com defeitos e propaganda enganosa.
- TIM (539 reclamações) – Reclamações sobre cobranças indevidas e falhas no serviço.
- Também aparecem no ranking o Banco Bradesco (455), Magazine Luiza (432), Vivo (422), Oi (414) e Banco BMG (279).
Confira o ranking:
1) Embasa – 2.160 reclamações
2) Neoenergia Coelba – 1.753 reclamações
3) Claro – 817 reclamações
4) Casas Bahia | Casasbahia.com | Ponto Frio | Pontofrio.com | Extra.com – 563 reclamações
5) TIM – 539 reclamações
6) Banco Bradesco – 455 reclamações
7) Magazine Luiza – 432 reclamações
8) Vivo – Telefônica (GVT) – 422 reclamações
9) OI – 414 reclamações
10) Banco BMG – 279 reclamações