Contas de luz podem subir 3,5% em 2025, projeta Aneel
Reajuste previsto fica abaixo da inflação estimada e reflete alta de custos com distribuição e orçamento da CDE.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que as tarifas de energia elétrica devem subir, em média, 3,5% em 2025. A projeção foi divulgada nesta segunda-feira (7) no boletim trimestral InfoTarifa, que aponta um reajuste abaixo da inflação esperada para o período.
De acordo com a Aneel, o aumento projetado é menor do que os 5,1% previstos no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), um dos principais indicadores da inflação no país. Mesmo com a alta, o impacto sobre o bolso do consumidor tende a ser menor do que em anos anteriores.
Entre os fatores que influenciam a tarifa está o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que deve alcançar R$ 41 bilhões em 2025 — um crescimento de 9,2% em relação a 2024. A agência também apontou que os custos com distribuição de energia, influenciados pela inflação, contribuíram para a projeção de alta.
Neste ano, entre janeiro e abril, a bandeira tarifária da conta de luz permaneceu verde, sem cobrança adicional para os consumidores.