A Defesa Civil de Itabuna, pediu à atenção das comunidades ribeirinhas e que moram próximas a canais e encostas por causa da forte chuva que atinge o município desde o início desta semana. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe 60% de chances de chover nesta quinta-feira (17). Na sexta (18), o número aumenta para 80%.
O município está em Alerta Amarelo, devido a um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que prevê chuvas intensas nos próximos dias nas regiões da Bahia, incluindo o Sul Baiano, Centro Sul, Extremo-Oeste e Vale São Franciscano. As chuvas são oriundas da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS), que trazem muita umidade para a nossa região.
Na quarta-feira (16), uma árvore caiu na Avenida Fernando Cordier, no centro da cidade. No bairro Novo Jaçanã, um canal obstruído por areia, vegetação e lixo, transbordou e a água invadiu dezenas de casas.
Na terça (15), feriado da Proclamação da República, a cidade registrou vários pontos de alagamento. Uma das situações mais críticas foram registradas nos bairros Vila Anália e Novo Jaçanã. No Vila Anália, a água invadiu algumas casas localizadas nas proximidades do canal, que transbordou devido ao grande volume de água. No São Caetano uma enxurrada derrubou a porta do quintal de uma casa, parte da parede do mesmo imóvel e arrastou móveis e eletrodomésticos, como geladeira e fogão.
Outros bairros da cidade também registraram pontos de alagamentos, são eles: Sarinha Alcântara, São Pedro, São Judas e Daniel Gomes. No final de linha do bairro São Caetano moradores chegaram a interditar a rua, em protesto para chamar a atenção do poder público para a localidade.
Em nota, o Coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito pediu atenção à atenção da população. “Peço atenção às áreas ribeirinhas, principalmente daquelas pessoas que moram perto de canais de drenagem. Estamos monitorando o nível do Rio Cachoeira e também essas chuvas pontuais na cidade. Qualquer emergência a população deve acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (73) 98117-4490”, disse o cordenador. A defesa sivil de Itabuna também pode ser acionada através do número 199.
A Superintendência de Serviços Públicos mobilizou pelo menos 20 equipes com 160 homens para atuar em vários pontos da cidade. As ações se deram nos bairros Pedro Jerônimo, Santo Antônio, Urbis IV, Sarinha Alcântara, Vila Anália, Gegeu Gomes, São Pedro, Novo São Caetano, Califórnia, Novo São Caetano, Jaçanã, Novo Jaçanã e centro da cidade.
PLANTÃO SOCIAL
A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) também está trabalhando para atender as famílias afetadas pelas chuvas. Foi montado um Plano de Contingência com equipes de plantão para acolher as famílias vítimas das chuvas. Aquelas com necessidades emergenciais serão assistidas com os programas sociais a que tiverem direito. Em caso de ocorrência e necessidade, o plantão social pode ser acionado atraves do número (73) 99866-8190.
Deixe um comentário