Na manhã desta terça, 20/12, o presidente do Legislativo de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), empossou o suplente Diego Pitanga (PT). O petista assume temporariamente o lugar do companheiro de partido de Manoel Porfírio que se licenciou do mandato para assumir a presidência da Fundação Marimbeta. No Gabinete da Presidência, Pitanga prestou o compromisso regimental perante a Mesa e outros membros da Casa.
A posse de Diego provocou ajustes, por exemplo, na Comissão de Legislação, a qual seria presidida por Porfírio no biênio 2023-24. “Como temos um caso de licença e não de vacância do titular do mandato, a Legislação ficará sob presidência interina”, explicou Erasmo. Com isso, o órgão será dirigido pelo vice-presidente, Luiz Júnior da Saúde (DC). Já Diego será um dos oito relatores do colegiado. Assim como na Comissão de Legislação, o vereador Diego Pitanga atuará como relator em mais duas comissões permanentes a partir de 2023: Finanças e Saúde.
Bacharel em Direito, Diego Pitanga é casado e pai de dois filhos. Nas Eleições 2020, o petista obteve 1450 votos. Em janeiro de 2022 na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Pitanga assumiu o cargo de supervisor administrativo e financeiro, do qual se desincompatibilizou para ocupar, pela primeira vez, uma cadeira no Legislativo de Itabuna.
É a segunda vez nesta Legislatura que um suplente de vereador assume o mandato temporariamente em Itabuna. Antes, Marcelo de Souza (Cidadania) substituiu Ricardo Xavier (mesmo partido) durante o período em que o titular trabalhou como secretário de Indústria e Comércio de Itabuna. Marcelo desempenhou o mandato por 16 meses, até abril de 2022.
Deixe um comentário