O diretor do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC) de Itabuna, Denelísio Nobre, foi exonerado do cargo. A medida foi oficializada no Diário Oficial do Estado da Bahia neste sábado (15), após denúncias de estudantes sobre casos de importunação sexual, assédio moral e racismo.

Em nota emitida na última quinta-feira(13), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que o servidor estava afastado das suas funções por motivo de saúde. Em reunião na sexta-feira (14), a SEC teria anunciado a exoneração e uma intervenção estadual no complexo.
A decisão ocorreu logo após uma reunião entre representantes estudantis, a advogada que conduz o caso e membros da superintendência, além de integrantes da escola, para definir encaminhamentos. Além disso, a exoneração foi exigida em uma manifestação realizada na sexta-feira (14) em frente ao Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul.
O caso segue sob sigilo na Justiça, com três boletins de ocorrência registrados na Delegacia da Polícia Civil de Itabuna até o momento.
Contexto do Caso
As denúncias contra o diretor começaram após uma palestra realizada em agosto de 2024 no teatro da instituição. Na ocasião, diversos estudantes procuraram a advogada Úrsula Matos para relatar comportamentos inadequados, incluindo assédio sexual, discriminação racial e homofobia. Veja o caso completo aqui.