Os últimos ataques a escolas que ocorrem no país provocaram uma onda de ameaças falsas nas redes sociais. São centenas de posts e mensagens que vem trazendo insegurança para pais e alunos.

Na segunda-feira(10), um suspeito foi detido em Vitória da Conquista, acusado de espalhar boatos de ataques a escolas da cidade. Agentes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) localizaram o suspeito em uma escola local após receberem informações de uma possível ação criminosa. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, que não teve nem identidade nem idade reveladas, foi interrogado e as  investigações seguem em curso, com monitoração das redes sociais.

Itabuna

Essa onda de  fake news, que teve início no último fim de semana, provocou insegurança em pais e alunos da rede de ensino de Itabuna.

O diretor do Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico – Itabuna/Bahia (CIEBTEC), antigo Colégio Estadual de Itabuna, concedeu entrevista para OziTV e falou sobre as medidas de segurança que a unidade de ensino vem tomando.

O gestor do CIEBTEC, Denelisio Nobre, informou que algumas medidas estão sendo adotadas para segurança dentro do campus. De acordo com o gestor, só é permitida a entrada de alunos devidamente fardados. Além disso, qualquer visitante precisa se identificar devidamente antes de ter acesso ao interior do campus, apresentando RG e telefone.

O gestor destacou ainda que câmeras serão instaladas nas salas e corredores do campus. E que professores terão adesivos em seus carros e carteiras de identificação no seus celulares para reforçar o controle de acesso ao campus.

Atualmente CIEBTEC Itabuna funciona em modelo de tempo integral e conta com cerca de dois mil alunos, do 9° ao 3° ano do ensino médio.

O gestor pediu a compreensão e apoio dos pais, e frisou que algumas sugestões não podem ser realizadas pela escola. “ Já deram várias sugestões que nós não podemos fazer, por exemplo mexer nas mochilas dos alunos. Por lei federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente a escola não tem direito de mexer nas mochilas dos alunos”, destacou o gestor.

Outro ponto abordado na entrevista foi a atual situação da ronda escolar, no momento o município dispõe de uma viatura da ronda escolar para patrulhar as escolas da cidade. Mas a expectativa é que o município tenha mais quatro viaturas acrescentadas à ronda após a verba de R$ 150 milhões que o governo federal irá destinar a municípios para apoio na segurança escolar.

Confira a entrevista completa:

Deixe um comentário

Your email address will not be published.