O número de eleitores com 16 e 17 anos teve um crescimento de mais de 42% em Itabuna. Essa é a primeira vez que esse grupo irá exercer o direito ao voto nas eleições.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020, 767 jovens de 16 e 17 anos estavam habilitados a participar do pleito em Itabuna. Em 2024, esse número subiu para 1.094 jovens eleitores, ou seja, um aumento de 42,63% , que reflete o crescente interesse dos jovens em exercer a cidadania.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da 27ª Zona, Yuri Maciel Bastos, uma das razões para esse aumento foi a parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e as secretarias estaduais de Educação (Sec) e Administração (Saeb), com o Serviço de Atendimento ao Cidadão Itinerante (SAC).
Durante o projeto “TRE em Todo Lugar”, diversos serviços foram oferecidos aos jovens, como o alistamento eleitoral, o recadastramento biométrico e a emissão de certidões de quitação eleitoral. Em Itabuna, a iniciativa resultou em 165 novos títulos eleitorais, duas transferências e 12 revisões de inscrições eleitorais, demonstrando o impacto positivo dessas ações.
Leave a Reply