A Bahia já contabiliza 18 mortes por dengue este ano. Ao todo, 62.478 casos prováveis da doença foram notificados. Uma alta de 440,7% em comparação a 2023. Um estudo divulgado pelo Observatório de Saúde na Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta crianças menores de cinco anos como o grupo que registrou mais mortes por dengue no Brasil, seguidas pelas de cinco a nove anos. Os adolescentes entre 10 e 14 anos apresentam o maior número de casos registrados este ano.
O Observa Infância avaliou os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde das primeiras 10 semanas epidemiológicas de 2024, até 9 de março. Segundo o coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, na pesquisa foi observado que, apesar de concentrar o menor número de casos entre as crianças, a faixa etária entre zero e cinco anos foi a que até agora mais concentrou vítimas fatais das formas mais graves da doença, seguida da faixa entre cinco e nove. Para ele, é importante que as famílias levem seus filhos para vacinar e que todos continuem tomando as medidas profiláticas possíveis.
BAIXA COBERTURA VACINAL
Diante do cenário atual, as autoridades de saúde estão preocupadas com a baixa procura pela vacina contra a dengue. Pouco mais de um mês depois do início da vacinação, apenas 30,8% das doses distribuídas foram aplicadas. Em Itabuna, já foram aplicadas 17% das doses recebidas pelo município, um total de 4.830 doses da vacina contra a dengue. Vale lembrar que o município não enfrenta uma epidemia da doença. Mas a gestão do Hospital Manoel Novaes já anunciou sobrecarga na unidade. Devido a procura por casos suspeitos de dengue os atendimentos subiram 250%.
AÇÃO DE VACINAÇÃO EM ITABUNA
Amanhã, quinta-feira(21), a secretaria de saúde de Itabuna vai realizar a sua quarta ação especial de vacinação contra a dengue, das 16 às 20h, no Shopping Jequitibá. Serão disponibilizadas 500 senhas para atender crianças de 10 a 14 anos que devem estar acompanhadas dos seus responsáveis e da seguinte documentação: RG, CPF ou Cartão do SUS e Cartão de Vacina.
Leave a Reply