O Feriado da Proclamação da República, celebrado nesta terça-feira (15), será de pancadas de chuva em Itabuna. A previsão é de que o tempo siga instável durante todo o dia. Já no início desta terça-feira (15), alguns pontos da cidade já registram alagamentos. Os pontos mais críticos foram registrados nos bairros da zona sul de Itabuna.

De acordo com o Plantão de Coordenadoria da Defesa Civil de Itabuna, choveu cerca de 30 milímetros, das 5h30min às 10 horas. A chuva forte provocou vários pontos de alagamento em várias partes da cidade. Até às 11h30min, foram registrados 18 chamados à Defesa Civil.

Uma das situações mais críticas foram registradas nos bairros Vila Anália e Novo Jaçanã. No Vila Anália, a água invadiu algumas casas localizadas nas proximidades do canal, que transbordou devido ao grande volume de água. A força da água chegou a arrastar o portão de uma oficina do local.

Em alguns pontos do Novo Jaçanã a água invadiu algumas casas. Em entrevista ao jornalista Oziel Aragão alguns moradores relataram que não conseguirão salvar seus bens. O senhor Josuel, morador do bairro, estava abrigado na casa de uma vizinha quando a equipe da OZITV chegou ao local. “Eu perdi tudo, só estou com a roupa do corpo”, relatou o morador.

Outros bairros da cidade também registraram pontos de alagamentos, são eles: Sarinha Alcântara, São Pedro, São Caetano, São Judas e  Daniel Gomes. No final de linha do bairro São Caetano moradores chegaram a interditar a rua, em protesto para chamar a atenção do poder público para a localidade.

O Plantão Social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) também foi acionado para verificação no Novo Jaçanã e final de linha do São Caetano. Onde duas famílias foram removidas para a Casa de Apoio (SEMPS), no Bairro de Fátima.

A maioria dos alagamentos foi provocado pelo transbordamento dos canais que cortam os bairros. A população reclama que os canais estão sujos, e que a última ação de limpeza ocorreu após a enchente de dezembro. Ainda na manhã de hoje a prefeitura de Itabuna enviou equipes para desobstrução dos canais. Uma equipe já está atuando em um dos pontos de alagamentos no bairro Vila Anália. 

A população pode entrar em contato com a  Defesa Civil através do 199. Também é possível entrar em contato com SEMPS  pelos contatos (73) 98805-4022 e 98130-3383.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.