Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Fórum inspirou mulheres ao empreendedorismo colaborativo

0 53

O 2º Fórum Mulheres Empreendedoras da Bahia realizado nesta sexta-feira, 15, no teatro Candinha Doria, foi marcado pelas histórias inspiradoras de mulheres que superaram desafios e buscaram oportunidades em meio à crise, que paralisou a economia do país, entre 2020 e 2021. Ao mesmo tempo, ganha força o movimento de fomento ao empreendedorismo por meio do associativismo e a participação da Mulher nas esferas de poder.

O evento foi organizado pelo grupo de Mulheres Brasil de Itabuna e contou com a participação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna e Conexão Empreender Itabuna. Contou com o patrocínio de: Pedreira União, UniFTC, ômega Contabilidade, Sicredi, Look e Casa do Japonês. O apoio de: Bio Extratus, Terceira Via, Dr. Marcos Duarte Estética, Ficc, Novo Toque, Infor Lase, Teatro Candinha Doria e Um2 Marketing.

A coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Federação do Comércio da Bahia, Rosemma Maluf, foi uma das palestrantes que destacou a participação da Mulher nas entidades empresariais. “Nós achamos que é muito importante que a mulher tenha um protagonismo nessa esfera de poder, porque, se nós queremos melhorar o ambiente de negócios para o empreendedorismo feminino, precisamos participar desses espaços de poder, onde as mudanças ocorrem”, ressaltou.

Rosemma é atualmente vice-presidente da Associação Comercial da Bahia e, em 2017, iniciou a mobilização para fomentar a cultura associativista entre mulheres empresárias, tendo em vista a baixa adesão feminina nas entidades. O movimento ganhou força, e, atualmente, as câmaras municipais com esse propósito estão presentes em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Jacobina, Juazeiro e Teixeira de Freitas. “Estamos interiorizando o movimento, formando uma grande rede colaborativa onde possamos propor políticas públicas, influenciar e melhorar o ambiente de negócios”.

Cases de Sucesso

A Ceo da LPS Consultoria, Larene Pires apresentou o método que criou para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres: “O poder da mulher que age”, com dicas e insights fundamentais para quem está empreendendo ou pretende empreender. A empresária e secretária municipal, Mariana Alcântara abordou aspectos importantes do Empreendedorismo Social e como isso pode ser agregador para as empresas.

A empreendedora e publicitária Manuela Berbet falou sobre os seus desafios pessoais ao deixar a estabilidade em busca do sonho de empreender e a reestruturação dos seus negócios no pós-pandemia. Carol Fajardo contou sua trajetória até se tornar a primeira mulher a comandar a gestão executiva da TV Santa Cruz. No painel mediado pela secretária de planejamento do município, Sônia Fontes e a participação das empresárias, Katiuscia Soares, Viviane Fernandes, Elice Hadassa e Mylenna Lima, foi possível ter um momento de troca de experiências.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.