Gestos ligados a facções criminosas provocam mais mortes na Bahia
Na Bahia, ao menos oito pessoas foram assassinadas nos últimos 12 meses após exibirem gestos associados a facções criminosas em fotos ou vídeos nas redes sociais. Esses sinais, muitas vezes desconhecidos pelas vítimas, são interpretados como provocações por grupos rivais, resultando em retaliações violentas.
Caso recente aconteceu na última segunda-feira quando um jovem de 20 anos foi morto em Feira de Santana após publicar uma foto fazendo um gesto vinculado a uma facção local.
Em entrevista à imprensa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comentou que as forças de segurança não darão “visibilidade” para que essas organizações façam “marketing”. “Nesse aspecto de apresentação de sinais e símbolos não. Temos que ver em que medida essa programação, essa divulgação, não fortalece essas corporações criminosas. Então, nós não daremos visibilidade em qualquer tipo de oportunidade para que eles possam fazer marketing em cima da ação, da intervenção policial. O que nós damos é reforço da polícia, câmaras para agora, nesse momento, prendê-los de forma rigorosa e entregar à Justiça”, afirmou Rodrigues