Os impostos federais PIS/Conifs e Cide voltarão a ser cobrados sobre gasolina e etanol a partir da quarta-feira (1º). O anúncio foi feito pelo Ministério da Fazenda, nesta segunda-feira (27), após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os ministérios da Fazenda, Casa Civil, de Minas e Energia e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
A cobrança tinha sido suspensa em março de 2022 pelo governo anterior, com perspectiva de durar até o fim daquele ano. A medida foi considerada como uma decisão eleitoreira do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em janeiro, a desoneração sobre diesel e gás de cozinha foi prorrogada pelo presidente Lula até dezembro deste ano. À frente da Fazenda, Fernando Haddad tem defendido a cobrança dos impostos federais sobre combustíveis. Para o ministro, a medida é importante para garantir o equilíbrio fiscal.
A perspectiva de Haddad não é compartilhada por todos os petistas. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann declarou, em uma rede social, que é preciso que seja definida uma nova política de preços para a Petrobras antes de falar na retomada de tributos sobre combustíveis.
Fonte:Metro1
Deixe um comentário