O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou ordem de serviço que autoriza o início das obras de ampliação e reforma do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com investimento de R$ 58,4 milhões. A unidade hospitalar administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) vai ganhar um anexo para ampliar o atendimento à população regional.
O ato de assinatura da ordem de serviço na sexta-feira, dia 3, contou com a participação do prefeito Augusto Castro (PSD), que destacou o investimento que vai elevar o nível de qualidade do atendimento médico-hospitalar prestado à população de Itabuna e da região sul do Estado. Além disso, deputados federais e estaduais, prefeitos e ex-prefeitos e políticos prestigiaram a solenidade.
“A ampliação do Hospital de Base tem como objetivo garantir que Itabuna, Ilhéus e toda a região possam estar bem amparados. Nós sabemos as dificuldades que os municípios têm em manter uma estrutura de saúde. É uma estrutura cara e nós temos que ter inteligência para isso”, destacou o governador.
Atualmente, Itabuna tem grandes equipamentos de saúde. Por isso, é fundamental esse alinhamento com os prefeitos dos 22 municípios pactuados no Sistema Único de Saúde. Temos uma estrutura de alta complexidade que atende aos municípios do Sul, Extremo-sul e sudoeste baiano e às cidades do norte de Minas e Espírito Santo. Daí a importância da presença do Governo do Estado”, enfatizou o prefeito Augusto Castro.
As intervenções incluem unidades de urgência e emergência adulto e pediátrica; 20 leitos de UTI; seis salas de cirurgias; agência transfusional; unidade de apoio ao diagnóstico, que inclui tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, raio-x e endoscopia, além de setores administrativos. Serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER), vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEDUR).
Deixe um comentário