O governo começa a enviar, nesta semana, mensagens para celulares roubados ou furtados solicitando a devolução dos aparelhos. A ação faz parte do programa Celular Seguro e tem como objetivo atingir pessoas que compraram celulares com restrição sem saber. As notificações serão enviadas por WhatsApp ou SMS, orientando o portador a entregar o aparelho em uma delegacia.
A iniciativa, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, se inspira em um programa do governo do Piauí, que já recuperou 1.081 celulares no primeiro trimestre de 2024 com esse método.
A nova função do Celular Seguro, chamada “Modo de Recuperação”, bloqueia apenas o chip e as contas de aplicativos parceiros, permitindo que um novo chip seja inserido no celular roubado. Quando ele se conecta à rede, o sistema identifica a restrição e envia a mensagem automaticamente. Isso é possível graças ao IMEI, um código único de identificação do aparelho que não pode ser alterado.
Desde seu lançamento, o Celular Seguro já emitiu 121 mil alertas de bloqueio e conta com 2,6 milhões de usuários. Para cadastrar seu celular, basta baixar o aplicativo, registrar o aparelho e ativar a proteção.