A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) firmou um novo contrato para a construção das pontes 2 e 3 que interligam a BR-415 à BA-649, em construção às margens do Rio Cachoeira, entre Itabuna e Ilhéus.
O Consórcio SVC/Concreta, formado pelas empresas SVC Construções e Concreta Tecnologia em Engenharia, venceu a concorrência. O contrato, assinado na sexta-feira (4) e publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (5), prevê investimento de R$ 45 milhões e prazo de execução de 390 dias. O novo vínculo substitui o anterior, rompido por incapacidade da empresa contratada de concluir a obra.

A ponte 2, próxima ao depósito de frios, dará acesso à Ceplac e à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A ponte 3 ligará o Instituto Federal da Bahia (Ifba) à Vila Cachoeira, facilitando o acesso também ao Sesi e à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O sistema viário contará, ao todo, com quatro pontes e um viaduto. A ponte 1 está sendo construída próximo ao Atacadão, na divisa entre os municípios. A ponte 4, na Fazenda Pirataquissé, conectará a BA-649 ao Centro de Ilhéus e às rodovias BA-262 e BA-001.
Obra pode ser parcialmente liberada antes da conclusão
A Seinfra avalia a possibilidade de liberar o tráfego na BA-649, no trecho Ilhéus-Itabuna, antes da conclusão das pontes 2 e 3. Nesse cenário, a via seria aberta nos dois sentidos com as pontes 1 e 4 e o viaduto já operando.
A implantação dos 18 km da rodovia está 90% concluída. A ponte 1 tem 81% das obras prontas; a ponte 4, 66%; e o viaduto, 27%. A duplicação do acesso a Itabuna (BA-963) tem 37% de execução. Já o trecho entre o entroncamento da BA-693 e o acesso à cidade chegou a 15%.
Ambas as frentes estão previstas para conclusão até maio de 2025.
O investimento total do Governo da Bahia no novo sistema viário é de R$ 196 milhões. A construção das pontes e do viaduto exigiu nova licitação após o rompimento dos contratos anteriores.