Um homem com transtornos mentais causou pânico em moradores do bairro São Caetano na noite de segunda-feira(18). Moradores da Av.princesa Isabel relataram que o indivíduo, identificado como Wallace, estava jogando pedras em vários carros. E que a situação é recorrente. De acordo com relato dos moradores, já houve episódios em que o homem agrediu algumas pessoas.
De acordo com informações da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), por meio do Serviço de Abordagem Social, a situação do rapaz é acompanhada desde o ano passado. Na noite de ontem, terça-feira(19), uma equipe do SAMU conseguiu localizar Wallace, que o encaminharam ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para ser medicado com apoio de uma equipe do SAMU-192.
Seguidores da OZITV fizeram os seguintes comentários sobre a situação: “Esse mês passado tava eu aí no são Caetano voltando do trabalho ele tava atacado, começou a me xingar ,queria vim pra cima de mim a sorte que perto tinha um pessoal um rapaz foi pra cima dele pra não deixar ele vim em cima de mim, foi Deus mesmo que enviou esse rapaz pra me ajudar”, disse uma seguidora da OZITV.
Outra seguidora relatou outra tentativa de agressão.“Ele já tentou me agredir e minha filha, ele sempre fica aqui pelas redondezas da praça do São Caetano e semáforo do Itão… A prefeitura precisa tomar medidas pra ontem”, disse.
Depois de identificado pelo Serviço de Abordagem Social, familiares do homem foram encontrados na Rua Bela Vista, Sarinha. Técnicos da SEMPS estiveram no endereço, também na terça-feira(19), e conversaram com os familiares do Wallace. “Desde o ano passado, os técnicos da SEMPS conseguiram contato com o cidadão de prenome Henrique, que é sobrinho do Wallace e este garantiu que cuidaria do paciente, inclusive deu entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC)”. O caso foi encaminhado ao CREAS IV, no São Caetano, por se tratar de violação de direitos.
A recomendação das secretarias municipais de Promoção Social e da Saúde é que em casos de pessoas com transtornos mentais nas ruas em crise sejam atendidas pelo SAMU-192, que pode ser acionado por quaisquer pessoas. A SMPS ainda informou que depois de levado ao Hospital de Base para medicação, Wallace, se necessário, terá acompanhamento do Departamento de Saúde Mental e dos CAPs.
Leave a Reply