Com a chegada do carnaval, milhares de turistas chegam ao município de Ilhéus, pelo Aeroporto Jorge Amado, Porto Internacional do Malhado e principalmente pelas rodovias federais e estaduais. Durante este período, o número de ocorrências de acidentes tende a aumentar e os hospitais precisam estar com seus níveis de estoque de sangue adequados para atender a demanda de seus pacientes.

Neste ano de 2023, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), entidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), lançou a campanha “Chame gente. A Hemoba precisa de todos” para incentivar as pessoas a doarem sangue neste mês de carnaval. São exibidas peças de propaganda, por meio de diversas mídias, sobre a iniciativa do órgão estadual.

Para o médico sanitarista Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela Agência Transfusional do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, a ação da Hemoba é muito importante, e ainda lembra que a necessidade de conscientização para doação de sangue deve ser constante, o ano todo. “Mais uma vez, alerto que a demanda é cotidiana, presente na realidade hospitalar, com a tendência de aumentar durante períodos festivos. A sensibilização que resulta no ato de doar, pode manter os nossos níveis seguros e salvar vidas”, destacou.

A farmacêutica bioquímica Fraana Andrade, coordenadora operacional da AT do HRCC, aproveitou a oportunidade para agradecer aos familiares e amigos dos pacientes internados que doaram sangue neste mês. “Agora em fevereiro, conseguimos sensibilizar e obter um número razoável de candidatos a doação, através de captação intra-hospitalar, realizada com acompanhantes e familiares de pacientes do HRCC. O banco de sangue de Ilhéus nos informou sobre incremento das doações nesta última quinzena”, disse.

Ela ainda reforçou que é preciso manter o estoque seguro para que a unidade não fique desassistida durante o período de carnaval. “Com o aumento do fluxo nas estradas de pessoas que chegam a Ilhéus, principalmente de visitantes do Sudoeste da Bahia e de Minas Gerais, há um risco maior de acidentes nessas rodovias, podendo aumentar a chegada de pacientes. Por isso, ressalto a importância da doação de sangue, gesto de amor que salva vidas”, concluiu.

Locais de doação sangue

Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.

Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

Critérios para doação de sangue – De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.