Deslizamento de terra no bairro da Conquista, em Ilhéus — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (26), a situação de emergência nas cidades de Ilhéus, que enfrentam fortes chuvas desde a última semana. 

 Com a medida, o município está apto a solicitar recursos federais para assistência à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e, em um segundo momento, reconstrução de infraestrutura e moradias atingidas pelo desastre. Desde sábado (22), integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) estão na Bahia para dar apoio a equipes municipais de defesa civil e também às prefeituras. Nessa segunda (24), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, sobrevoou áreas afetadas nas cidades de Itabuna e Santa Cruz Cabrália.

 A presença do Gade à Bahia tem como objetivo avaliar as necessidades de cada município e ajudar os agentes locais na solicitação de reconhecimento federal de situação de emergência e na elaboração dos planos de trabalho necessários para liberação de recursos. Saiba mais aqui.

 Além de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália, outras duas cidades baianas também obtiveram na quarta-feira o reconhecimento federal de situação de emergência. Tanto Maetinga quanto Cansanção enfrentam um período de estiagem. Com esses novos reconhecimentos, o número de municípios baianos em situação de emergência devido a desastres é de 134. Em todo o País, são 1519.

 

 

Fonte: BahiaNoticias

Deixe um comentário

Your email address will not be published.