A prefeitura de Ilhéus instaurou um Processo de Apuração de Responsabilidade (PAR), por meio da Secretaria de Gestão, para apurar denúncias sobre as condições do transporte público na cidade. A informação foi divulgada na quinta-feira (11) pela gestão municipal. Conforme a prefeitura, a decisão foi tomada após denúncias e reclamações de usuários sobre os serviços prestados pelas empresas São Miguel e Viametro, concessionárias responsáveis pelo transporte público.

De acordo com o documento, “os fatos imputados ofendem a ordem jurídica do regime contratual”. Entre as reclamações estão “constantes panes, ausência de freio, ausência de limpeza e falta de investimento na manutenção da frota”.

Aumento na tarifa de ônibus

A tarifa dos ônibus que integram o transporte público da cidade de Ilhéus teve reajuste de R$ 1. Com a mudança, a passagem que era R$ 3,80 passou a custar R$ 4,80 e R$ 4,50 para pagamento exclusivamente por meio do cartão do sistema de bilhetagem eletrônica.

O novo valor entrou em vigor no último domingo (7). No entanto, no dia 2 de maio, foi realizado um protesto contra o aumento da passagem dos ônibus. Durante a manifestação, foi registrada uma confusão.

De acordo com a gestão municipal, o antigo valor estava sem sofrer alterações desde 2019. A medida foi tomada pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (COMUTRAN), órgão de escuta da sociedade, e aprovada por unanimidade.

O reajuste foi autorizado com a garantia dos benefícios aos usuários pelas concessionárias, como a renovação da frota e manutenção periódica dos veículos.

Após o aumento, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento para apurar uma suposta prática de violação de princípios administrativos no processo que autorizou o reajuste.

 

 

 

 

Fonte:g1Bahia

Deixe um comentário

Your email address will not be published.