Incra cadastra 10 mil famílias em busca de terra na Bahia; veja as cidades da região
Levantamento em 148 acampamentos aponta alta demanda no sul da Bahia, com destaque para sete municípios, incluindo Itabuna e Ilhéus.
Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na Bahia, identificou 10.587 famílias acampadas em defesa da busca de terras para reforma agrária. O cadastramento, realizado entre março e dezembro de 2024, abrangeu 148 acampamentos distribuídos em 23 dos 27 territórios de identidade do estado.
A região sul da Bahia apresenta um número significativo de famílias em busca de terra, com 1119 famílias acampadas. Sete cidades da região estão entre os municípios com maior concentração de famílias acampadas segundo o INCRA, são elas Itabuna, Camacan, Arataca, Ilhéus, Uruçuca, Una e Pau Brasil.
O superintendente regional do Incra Bahia, Carlos Borges, ressalta a importância do cadastramento para o planejamento da reforma agrária no estado. “Com esses dados, podemos identificar as regiões com maior demanda por terra e direcionar as ações do governo para atender a essas famílias”, afirma Borges.
O cadastro na Plataforma de Governança Territorial (PGT) não garante a obtenção imediata de um lote, mas confere pontos adicionais aos inscritos em processos seletivos para assentamentos. Além disso, o cadastro permite ao Incra mapear a demanda por terra no estado e planejar a criação de novos assentamentos.