Prefeitura de Itabuna 2
Prefeitura de Itajuípe

Após três dias de protestos prefeitura paga última parcela do auxílio a vítimas das enchentes

Após três dias de protestos na BR-101, cerca de 580 famílias recebem última parcela de R$ 580; atraso foi atribuído à transição de gestão e mudanças administrativas.

0 70

Após três dias de protestos a prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), finalizou nesta sexta-feira(10), o pagamento da última parcela do auxílio emergencial no valor de R$ 580 para cerca de 580 famílias cadastradas, vitimadas pelas enchentes de 2021. A informação é do secretário José Carlos Trindade que justificou o pequeno atraso de cinco dias como decorrente de mudanças de pessoal com a transição da gestão.

Desde a quarta-feira(8), manifestantes interditam pontos da BR-101 na altura dos bairros Nova Itabuna e Bananeira. O motivo do bloqueio, de acordo com os manifestantes, era o atraso no pagamento do  auxílio emergencial destinado ao pagamentos de alugueis para as famílias vítimas da enchente que moram na região.

Desde as chuvas e enchentes que a Prefeitura de Itabuna concede o auxílio emergencial para algumas famílias cadastradas da Rua da Bananeira, Nova Itabuna e Rua de Palha, na zona oeste da cidade. Segundo o titular da SEMPS, o atraso se deveu à exoneração de todos os ocupantes de cargos de confiança no dia 31 de dezembro em cumprimento à legislação, as festividades de Ano Novo e posse dos eleitos no dia 1º de janeiro e a necessidade de nomeação dos novos ocupantes de cargos na burocracia, a Prefeitura não pode quitar em tempo hábil a última parcela do aluguel emergencial.

Já a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, informou que o município aguarda a análise dos projetos de engenharia e de construção das 696 unidades habitacionais pela área técnica do Ministério do Interior e Desenvolvimento Regional (MIDR), em andamento, para abrir novo processo licitatório, uma vez que cumpriu todas as exigências.

As famílias cadastradas para os Programas Viver Melhor I e II serão realocadas em conjuntos residenciais em terrenos vizinhos ao conjunto Itapoan, no Jorge Amado, e Sinval Palmeira. O mesmo projeto prevê a construção de dois parques lineares entre a Rua da Bananeira e o Bairro Maria Matos, com extensão de seis quilômetros, dotados de parques e áreas de lazer, assim que as famílias forem atendidas com as novas habitações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.