Itabuna recebe a Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro
Nesta sexta-feira(4) e sábado(5), Itabuna será palco de um evento marcante para o fortalecimento dos direitos dos Povos de Terreiro. O Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF) recebe a Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia, um projeto da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA).
Lançada em 2023, a caravana tem o objetivo de qualificar e fortalecer a luta contra o racismo religioso e outras formas de preconceito e discriminação, promovendo a valorização das comunidades de matriz africana.
Programação destaca debates e cultura
O evento vai contar com paineis, palestras e atividades culturais reunindo lideranças religiosas, autoridades e especialistas.
Na sexta-feira (4), a programação começa às 19h, com louvação ao sagrado, som de atabaques e dança, seguida pela mesa de abertura institucional e a palestra magna, ministrada por Ègbón Tiago Coutinho de Xangô, do Terreiro do Gantóis, que abordará o tema: “Os nossos passos vêm de longe… O meu tempo é agora… E o futuro… a Orixá pertence?”. A noite será encerrada com uma atividade cultural.
No sábado (5), o evento inicia às 7h30, com credenciamento e café da manhã. Ao longo do dia, serão promovidos painéis sobre os direitos dos Povos de Terreiro, economia solidária, combate à intolerância religiosa e racismo, além do impacto dessas questões na educação, saúde e meio ambiente. Participam das discussões defensores públicos, advogados, delegados, representantes do Ministério Público, pesquisadores, babalorixás e ogãs.