Câmara de Itabuna
CDL Natal
Vida+Med – Postagens

Ministério da Saúde entrega três ambulâncias para renovação da frota SAMU-192 de Itabuna

Veículos chegam nesta quinta (19) e substituirão ambulâncias com defeitos constantes; renovação garante segurança e agilidade nos atendimentos.

0 3

Itabuna está entre os 27 municípios baianos contemplados com novas ambulâncias para a renovação da frota do Serviço Móvel de Saúde (SAMU-192). O Ministério da Saúde, através do Novo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC Seleções), destinou três unidades móveis de saúde de urgência e emergência para a cidade.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, as unidades móveis de saúde chegam a Itabuna nesta quinta-feira(19). Ela ressaltou que as ambulâncias serão para renovação da frota, que acontece a cada cinco anos e vai substituir as que apresentam defeitos constantes.

“Essa renovação feita pelo Ministério da Saúde deveria ter acontecido em 2023 e agora está acontecendo parcialmente. São três novas ambulâncias para substituir as de uso prolongado, que apresentam defeito com mais constância”, disse.

A secretaria reforçou que a entrega das ambulâncias não é uma ampliação. “Não é uma ampliação de frota. Nesse momento é realmente uma renovação. Vamos permanecer com cinco ambulâncias à disposição da população e de parte dos municípios da pactuação em urgência e emergência”, afirmou.

A coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Rafaela Caldas, pontua que as três unidades, sendo duas ambulâncias de suporte avançado e uma de suporte básico, representam importante ganho para a população.

“Essas ambulâncias vão trazer um ganho muito grande para a nossa equipe e para a nossa população, pois vamos atuar com veículos modernos e totalmente equipados para garantir segurança e agilidade nos atendimentos”, comentou.

A coordenadora também lembrou que o SAMU-192 de Itabuna é regional e funciona como Central de Regulação, dando suporte com ambulâncias básicas e avançada para os municípios pactuados, a exemplo de Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itajuípe, Itapé, Jussari, Mascote, São José da Vitória, Ubatã e Ubaitaba.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.