Itapitanga participa de reunião para criar viveiro coletivo e fortalecer a agricultura familiar
Itapitanga e municípios do Consórcio Z5 discutem implantação de viveiro coletivo para fortalecer a agricultura familiar e ações ambientais.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itapitanga, Eduardo Reis, participou nesta quarta-feira (22) de uma reunião estratégica com os secretários de Agricultura dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Z5 (Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga e Floresta Azul). O encontro foi realizado na sede da Biofábrica, localizada em Ilhéus, e teve como pauta central a implantação de um viveiro coletivo para potencializar o desenvolvimento da agricultura familiar e ações ambientais na região.
Durante a reunião, ficou definido que a Biofábrica enviará um termo de cooperação técnica para oficializar a parceria com o Z5. O objetivo do acordo é viabilizar a transferência de tecnologia e o desenvolvimento produtivo em propagação de mudas enraizadas e seminais. Em um primeiro momento, a Biofábrica doará mudas em rocambole para o viveiro coletivo, que serão transferidas para sacolas após um período de climatização, garantindo sua qualidade antes da distribuição para agricultores familiares.
O secretário Eduardo Reis destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura no município e na região. “A implantação do viveiro coletivo será um marco para o Z5. Além de promover a transferência de tecnologia e conhecimento, essa parceria permitirá o aumento da produção de mudas de qualidade, beneficiando diretamente nossos agricultores familiares. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para impulsionar o desenvolvimento sustentável na nossa região”, destacou.
O acordo técnico
Depende da formalização com um CNPJ, com duas possibilidades em análise: a parceria ser firmada entre a Biofábrica e o Consórcio CDS-LS ou diretamente com a Prefeitura de Coaraci, onde o viveiro será instalado devido à sua localização estratégica entre os municípios do Z5.