Pontos de apoio vão receber a partir desta segunda-feira (26) doações para desabrigados devido às chuvas que alagaram Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano. Por conta da cheia do Rio de Contas, diversas vias da cidade ficaram tomadas pelas chuvas. Até a noite deste domingo (25), o número de desabrigados em Jequié era de 87 pessoas.
As doações podem ser de roupas, materiais de cama, banho, higiene pessoal, além de alimentos não perecíveis. Os locais são: Escola Municipal Ana Silva, Centro de Educação Infantil Fernando Cafezeiro, Escola Municipal José Francisco de Almeida, Escola Municipal Eliel Mendes, Centro de Educação Infantil Senhor do Bonfim, além de escolas das localidades de Barra Avenida e Vila Frisuba.
Jequié tem a pior enchente desde 1981, isso ocorre por causa do volume da chuva nos rios de Contas e também no Jequiezinho, que transbordou. A água afeta também o Reservatório da Pedra. Não há registro de feridos. De acordo com a Prefeitura de Jequié, a região mais afetada é a central e diversas vias de acesso ao local foram interditadas. Por conta da situação diversas ruas precisaram ser interditadas, caso das avenidas Franz Gedeon, Castelo Branco e Landulfo Caribé, além de ruas do entorno do Centro de Abastecimento Vicente Grilo, Rua Félix Gaspar.
Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que o Reservatório da Usina da Pedra, localizado na região de Jequié, recebeu um volume de água. Por isso, foi necessário aumentar a vazão para 2 mil metros cúbicos por segundo neste domingo (25), como forma de controlar a cheia do reservatório. No último sábado (24), a barragem de Usina da Pedra atingiu 84,98% do volume útil, chegando à média de 2,9 mil m³/s.
Deixe um comentário