Câmara de Itabuna
CDL Natal
Vida+Med – Postagens

Casos de HIV aumentam 4,5% no Brasil; Itabuna registra 90 casos em 2024

Brasil alcança a menor taxa de mortalidade por Aids em 10 anos, enquanto Itabuna registra aumento de 56% nos casos de HIV em 2024, com destaque para o aumento entre mulheres.

0 14

O Brasil registrou a menor mortalidade por Aids da série histórica, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Em 2023, o Brasil registrou aumento de 4,5% no número de casos de HIV em comparação a 2022. No entanto, no mesmo período, a taxa de mortalidade caiu para 3,9 óbitos por 100 mil habitantes, a menor dos últimos dez anos. No total, foram registrados 38 mil casos da doença no ano passado.

De acordo com o Ministério da saúde, a faixa etária com maioria dos casos de Aids é a de 25 a 29 anos de idade, com 34%, seguida da de 30 a 34 anos, com 32,5%. A maioria dos casos foi registrada entre homens (cerca de 27 mil).

Em Itabuna 162 diagnósticos foram registrados somente em 2023. Segundo dados publicados pelo Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde, que presta assistência a cerca de 2.800 pessoas para tratamento de HIV. O número inclui pacientes de Itabuna e municípios circunvizinhos.

Só no período de janeiro a novembro de 2024 foram registrados 90 novos casos de contaminação pelo vírus HIV em Itabuna e região. Um aumento de 56% no número de casos. Quem informa é o presidente do Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids), Otoniel Azevedo. Segundo o presidente do Gapa, 60% dos novos casos incidem sobre mulheres adultas.

Segundo o Ministério da Saúde, a elevação de casos está relacionada à ampliação da oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais orais que bloqueiam a infecção do vírus HIV no sistema imunológico. “Uma vez que para iniciar a profilaxia, é necessário fazer o teste. Com isso, mais pessoas com infecção pelo HIV foram detectadas e incluídas imediatamente em terapia antirretroviral. O desafio agora é revincular as pessoas que interromperam o tratamento ou foram abandonadas, muitas delas no último governo, bem como disponibilizar o tratamento para todas as pessoas recém diagnosticadas para que tenham melhor qualidade de vida”, diz nota da pasta.

Para as pessoas que desejam realizar o teste de HIV e ter mais conhecimento na prevenção e tratamento das DSTs, o CERPAT funciona na Rua Manoel Fogueira, nº167, Centro. Os atendimentos começam a partir das 7 h e vão até as 17 horas de segunda a sexta-feira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.