Após duas noites seguidas de terror e violência no Rio Grande do Norte, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou, pelo período de 30 dias, uma Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) no estado. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de quarta-feira (15).
Apesar da autorização, o Rio Grande do Norte teve, na quarta-feira (15), sua terceira noite e madrugada de violência com ataques na capital, Natal, e pelo menos outras cinco cidades. As ações criminosas são organizadas por uma facção que tem queimado prédios públicos, comércios e veículos, em protesto às condições dos presos nas penitenciárias.
De acordo com a portaria do ministério, “a operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do ente federado solicitante”. O número de profissionais envolvidos obedecerá o planejamento definido entre o MJSP e o governo do Rio Grande do Norte.
Também na quarta-feira (15), desembarcaram na capital potiguar 100 homens da Força Nacional de Segurança, após autorização do ministro da Justiça, Flávio Dino. De acordo com a Secretaria de Segurança do estado, ainda devem chegar à região mais 100 agentes e outros 30 policiais do sistema prisional, totalizando um reforço de 200 homens.
Fonte:Metro1
Deixe um comentário