Moradores do bairro Lomanto Júnior interditam a Avenida J.S. Pinheiro em Itabuna na manhã desta quarta-feira(5). De acordo com os moradores a manifestação tem como principal ponto a cobrança por saneamento básico e obras de infraestrutura no bairro.
Ateando fogo em pneus os manifestantes interditaram os dois sentidos da avenida, na rotatória em frente ao Sest/Senat e ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Por conta da manifestação o trânsito ficou congestionado no local, que é um corredor urbano da BR-415, e faz a ligação de municípios e de bairros como Ferradas, Urbis IV, Nova Itabuna e Lomanto com o Centro.
O protesto, que foi iniciado por volta das 5 horas da manhã, chegou ao fim às 7:50 , após o Corpo de Bombeiros apagar as chamas e fazer a limpeza dos destroços na pista.
Em nota a prefeitura se pronunciou sobre o ocorrido, confira na íntegra:
A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e de Governo, informa que conseguiu destravar junto ao Governo Federal recursos do Programa de Aceleração do Crescimento de 2010 (PACÃO), cujas obras estavam paralisadas há anos. Tal fato é do conhecimento de líderes comunitários do Novo Lomanto e Lomanto e de outros cinco bairros que serão beneficiados.
Os editais referentes à contratação das obras de esgotamento sanitário dos bairros inseridos por gestões anteriores no PACÃO em breve deverão ser publicados tão logo os procedimentos burocráticos sejam concluídos. Para mitigar os problemas urbanos, a Prefeitura iniciou o patrolamento da Rua da Bananeira e de ruas do Novo Lomanto, ação prejudicada há 15 dias pelas recentes chuvas.
Além disso, ficou assegurado às lideranças comunitárias que os recursos para pavimentação de ruas em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) de ruas do Novo Lomanto, Lomanto, Santa Catarina, Nova Itabuna, Maria Matos/Rua de Palha, Jorge Amado e Sinval Palmeira.
Mesmo entendendo as reivindicações recorrentes por melhorias urbanas dos moradores do Novo Lomanto lamenta que sejam vítimas da “guerra política” que em nada contribui para a harmonia social, pois, ao contrário, prejudica o ir e vir das pessoas, principalmente de quem necessita transitar pela Avenida José Soares Pinheiro.
Leave a Reply