Com tristeza e profundo pesar, noticiamos o falecimento do professor Edmundo Dourado Silveira, 82 anos, na manhã desta terça-feira(14). Professor Dourado, como é conhecido por grande parte da comunidade itabunense, foi um grande educador e contribui para a formação de gerações de itabunenses. Além disso, foi um dedicado homem público que atuou como vereador de Itabuna por três mandatos.
O professor Dourado deixa viúva Dona Maria Lúcia Silveira, quatro filhos, entre os quais o ex-vereador Beto Dourado, e cinco netos. O horário e local do velório e do sepultamento serão oportunamente comunicados por sua família.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, emitiu moção de pesar sobre o falecimento do professor.
“Com tristeza e profundo pesar, soube nesta manhã do falecimento do idealista, professor e dedicado homem público Edmundo Dourado Silveira, 82 anos, um educador nato que muito contribui para a formação de gerações de itabunenses. Ex-vereador de Itabuna por três mandatos. Seu profícuo trabalho no setor educacional o credenciou a ser um expoente na cultura, educação e na política, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Vereadores, fundador do Grupo de Ação Comunitária (GAC) e líder de várias lutas, a exemplo da instalação do 15º Batalhão de Polícia Militar. Militar de formação, tendo sido oficial do Exército Brasileiro (EB), o professor Dourado também se distinguiu por uma visão acurada da realidade do país. Sua dedicação à formação de adolescentes e jovens o transformaram em ícone como palestrante e consultor. Primeiro da Diocese de Ilhéus, depois da Diocese de Itabuna. Seus ensinamentos em Matemática fizeram mestre entre jovens, egressos dos colégios Divina Providência, Nossa Senhora da Glória e Estadual de Itabuna e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Também do Colégio Sistema, que fundou com um grupo de educadores. Deixa um legado inestimável no seio da sociedade grapiúna que tanto amou. Deixa viúva Dona Maria Lúcia Silveira, quatro filhos, entre os quais o ex-vereador Beto Dourado, e cinco netos. O horário e local do velório e do sepultamento serão oportunamente comunicados por sua família”declarou Augusto Castro.
Quem também se pronunciou sobre o falecimento do professor foi o deputado estadual Fabricio Pancadinha.
“É com extremo pesar que lamentamos o falecimento do professor e ex-presidente da Câmara de Itabuna Edmundo Dourado que nos deixou na manhã da última terça-feira (14) de novembro, aos 76 anos. Nascido no estado de Sergipe, ele construiu um legado na educação itabunense e na política. Edmundo Dourado foi vereador de Itabuna, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e fundou os colégios Gama, Galileu e Sistema. Em Itabuna, o militar reformado do Exército também ajudou a fundar a Faculdade de Filosofia e Economia, que deu origem à Uesc. Nossa sincera gratidão ao querido e eterno professor Dourado, que fez parte da formação de mais de 37 mil alunos, deixando seu nome eternizado no coração do povo do sul da Bahia. Também agradecemos a sua contribuição na construção e fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação. Aproveito para me solidarizar com seus familiares e amigos, que Deus conforte o coração de cada um de vocês nesse momento de dor e pesar. Ante o exposto, requeiro que conste na ata desta Sessão Legislativa, MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento do professor Edmundo Dourado “, declarou o deputado .
Deixe um comentário