Cerca de 600 mulheres, com idade entre 50 a 69 anos, já fizeram o rastreio do câncer no mutirão que tem como suporte a Carreta de Mamografias Itinerante da Secretaria de Saúde da Bahia, estacionada no antigo SESP, no centro de Itabuna. Os serviços da unidade móvel estarão disponíveis, das 7 às 12 e das 13 às 18 horas, até o dia 11 de maio na ação em parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta sexta-feira, dia 28, os atendimentos prosseguem para pacientes agendados pelas Unidades de Saúde UBS José Edites do Santos, do São Caetano, e Amália Lessa, Bairro Novo São Caetano. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar 2.250 mamografias, que são o principal meio de prevenção contra o câncer de mama.
Até a data final do mutirão, o serviço itinerante de mamografias do Governo do Estado, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, atende cerca de 150 mulheres por dia nos turnos da manhã e tarde.
Durante a semana, foram atendidas pacientes que já tinham o exame agendado pela Rede de Atenção Primária das UBS Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia, USF Candido Pereira, Maria Pinheiro, Jonh Leahy, Zizo, USF Fátima 1 e Fátima 2, no Fátima, USF Corbiniano Freire, no Santa Inês, João Soares, no bairro do mesmo nome, Renan Moreira, Parque Boa Vista, Raimundo Freire, no Nova Califórnia, e Francisco Benício, na Vila de Mutuns.
ATENDIMENTO
O atendimento é voltado para mulheres residentes na cidade, com idade entre 50 a 69 anos. Outros requisitos necessários são: Não ter realizado mamografia há mais de um ano, e também que não tenham cicatriz de cirurgia de mama. Parte do atendimento será para a demanda reprimida de mulheres que já estão na fila de espera da regulação, que são convidadas por meio das suas respectivas unidades de Saúde.
Outra parte do atendimento será por meio de demanda também programada pelas unidades de Saúde e espontânea para aquelas mulheres que portarem todos os documentos solicitados, incluída a requisição médica.
A documentação necessária é a apresentação do RG, CPF e Cartão do SUS, comprovante de residência e Requisição Médica ou do enfermeiro da unidade de saúde mais próxima de casa.
Ver essa foto no Instagram
Deixe um comentário