Itabuna inicia em fevereiro mutirões do Projeto Bota Fora para combater o Aedes aegypti
As ações começarão no dia 4 de fevereiro no bairro Daniel Gomes, promovendo conscientização e recolhimento de materiais inservíveis.
A prefeitura de Itabuna informou que vai iniciar a partir de 4 de fevereiro o cronograma de mutirões do Projeto Bota Fora, que promove a conscientização da população a respeito da necessidade de manutenção da limpeza de quintais, calhas e terrenos baldios. Intensificando o trabalho de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de arboviroses como dengue, zika vírus e chikungunya.
A supervisora do Departamento de Combate às Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, contou que os mutirões beneficiarão inicialmente os bairros Daniel Gomes, no dia 4 de fevereiro, e Fernando Gomes, no dia 7.
“A gente reforça a importância de a população participar na contenção da proliferação do Aedes aegypti durante o período sazonal, já que o trabalho nas comunidades é diário”, afirmou. Ela pontua ainda que as ações seguem as orientações do Ministério da Saúde na missão de promover a conscientização da população através de medidas educativas.
Em parceria com o Centro Operacional – Logística e Obras da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e a Biosanear, as ações dos mutirões têm como objetivo traçar medidas que possibilitem a identificação e o recolhimento de materiais inservíveis como: móveis velhos, utensílios, eletrodomésticos quebrados e outros materiais que são descartados de forma irregular em terrenos baldios, vias públicas e na calha de canais de drenagem.
O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, destaca o trabalho intensivo desenvolvido pela gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) para eliminar o lixo descartado irregularmente, principalmente em pontos viciados.
“Diariamente, buscamos atender às determinações do prefeito Augusto Castro para manter a cidade limpa e também trabalhar em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde no combate à dengue.” Para isso, a partir do próximo mês, os mutirões serão realizados a cada 15 dias”, contou.