As chuvas que caem no sul da Bahia provocaram alagamentos em algumas cidade da região cacaueira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas e ventos fortes persistirão até esta terça-feira (29). Segundo o Inmet, o temporal é causado por um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que está associada a uma sequência de dias chuvosos e costuma provocar grandes volumes. A previsão também indica que os primeiros dias de dezembro serão de chuva no sul e extremo-sul da Bahia
Em Itabuna, foi registrado o volume de 51 mm entre sábado (26) e domingo (27). Segundo a Defesa Civil de Itabuna, o rio Cachoeira registrou uma elevação do nível de cinco metros. segundo o Inmet aprevisão é de 80% de chuva nesta segunda-feira (28). Além das nuvens carregadas, a temperatura deve cair, a mínima é de 21°C. A temperatura máxima pode chegar a 27°C.
As chuvas que caem no sul da Bahia provocaram alagamentos de ruas em Ibicaraí e Floresta Azul. Em Floresta Azul, o nível do rio Salgado subiu e deixaou algumas famílias desabrigadas. De acordo com relatos de moradores pelas redes sociais mostram que a água atingiu o recém-inaugurado Colégio Estadual de Tempo Integral Fred Gedeon, e também deixou várias famílias desabrigadas.
A cidade de Ibicaraí também foi afetada pela chuva no final de semana. A prefeitura do município informou que montou 13 alojamentos para cerca de 80 pessoas que ficaram desalojadas.
Municípios banhados pelo Almada, a exemplo de Coaraci, Itajuípe e parte de Ilhéus, começam a notar elevação de até dois metros no nível do rio responsável por abastecer cerca de 70% da população itabunense com água potável. A chuva que cai fortemente na região de Coaraci e Itapitanga destruiu um acesso erguido desde quando as chuvas de dezembro de 2021 levaram a ponte de ligação entre os dois municípios.
Deixe um comentário