Câmara de Itabuna
Vida+Med – Postagens
CDL Natal

Diácono Ítalo Santana é ordenado padre em solene celebração na Catedral São José

Ordenação presbiteral, presidida por Dom Jailton, marca um momento de fé e alegria para a Diocese de Itabuna; padre Ítalo celebra sua primeira missa.

0 9

A Catedral São José, em Itabuna, foi o cenário de um momento de grande significado para a comunidade católica no sábado, 21 de dezembro. O diácono transitório Ítalo Sousa de Santana foi ordenado padre em uma solene cerimônia de Ordenação Presbiteral, presidida por Dom Jailton de Oliveira Lino, PSDP, Administrador Apostólico da Diocese de Itabuna e bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas.

A celebração reuniu fiéis, clero e familiares na catedral, que ficou completamente lotada. A ordenação, realizada pela imposição das mãos e pela prece de ordenação, seguiu o rito tradicional, composto por seis partes. Após a Liturgia da Palavra, deu-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral, com a eleição do candidato. O diácono Ítalo respondeu “Presente” ao ser chamado, colocando-se diante do bispo. O presbítero Adriano Fernandes solicitou a ordenação, atestando a dignidade e preparação do candidato.

Na homilia, Dom Jailton destacou o significado do sacerdócio, expressando gratidão pelo “sim” de Ítalo. “Nosso Senhor Jesus Cristo escolheu alguns de seus filhos para desempenhar o ministério sacerdotal em nome dele. Ítalo, seu ‘sim’ é uma benção para nossa Igreja”, afirmou. Durante o rito, Ítalo reafirmou seu compromisso com o sacerdócio e prometeu obediência ao bispo e seus sucessores.

A comunidade, em oração, acompanhou a Ladainha de Todos os Santos enquanto o ordenando se prostrava em sinal de entrega total a Deus. Na sequência, Dom Jailton e os presbíteros impuseram as mãos sobre Ítalo, seguido pela oração de ordenação. O novo sacerdote teve as mãos ungidas com o óleo do santo Crisma e recebeu o pão e o vinho, simbolizando sua missão de celebrar a Eucaristia. “Recebe a oferenda do povo e conforma tua vida ao mistério da cruz”, declarou Dom Jailton.

A celebração continuou com a primeira concelebração de Ítalo como sacerdote, acompanhado pelo bispo e demais presbíteros. Na manhã de domingo, o agora padre Ítalo Santana celebrou sua primeira missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Itabuna. A igreja ficou lotada para a missa em ação de graças, com a presença de padres da diocese, convidados de outras cidades e estados, familiares e amigos.

A ordenação de padre Ítalo Santana representa a continuidade do trabalho de evangelização e formação de novos sacerdotes na Diocese de Itabuna. A comunidade católica celebra com alegria essa nova vocação, pedindo que Deus continue a abençoar o ministério do novo padre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.